-   SOBRE NÓS  -

A Bioveg é um projecto que surge de uma experiência familiar na Quinta de Santa Maria. Tudo começou com o desejo de comer alimentos saudáveis sem pesticidas.

Neste momento e após um período de implementação e conversão para o modo de produção biológico temos disponíveis cerca de 3 hectares dedicados à produção de vegetais e fruta.

A permacultura serviu como inspiração ao projecto. O cultivo dos vegetais e da fruta é acompanhado pela criação de patos, ovelhas e a produção de ovos biológicos, onde damos as condições necessárias para que a natureza faça o seu trabalho com o mínimo de input humano.

Neste momento estamos a lançar a marca Bioveg com o objectivo de partilhar os nossos produtos  com todos aqueles que buscam uma alimentação saudável.

 

-       MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO       -

EU_Organic_Logo_Colour_rgb.jpg

PT-BIO-05

Agricultura de Portugal

Como empresa certificada, toda a nossa produção de vegetais e frutas, é feita de acordo com as normas da União Europeia para o Modo de Produção Biológico. 

 

Desta forma estamos a produzir uma variedade de produtos agrícolas e géneros alimentícios de elevada qualidade.

No ambiente controlado da nossa estufa produzimos essencialmente, alfaces, espinafres, nabiças e tomate. Fora da estufa são produzidos batata rena, batata doce e cebola, e as nossas frutas.

Na nossa estufa produzimos essencialmente alface, nabiça, espinafre e tomate
QuintaSantaMaria_web-25.jpg
QuintaSantaMaria_web-102.jpg
QuintaSantaMaria_web-93.jpg

-       PRODUÇÃO DE OVOS BIOLÓGICOS       -

Na Quinta de Santa Maria fazemos criação de galinhas poedeiras em modo de produção biológico para produção de ovos biológicos que obriga ao respeito de uma série de normas relativas ao bem estar dos animais. As nossa galinhas são criadas ao ar livre em áreas de pasto, frutíferas ou olival conforme a época do ano, onde elas se exercitam o dia inteiro, sempre respeitando uma área mínima de 4m2 por galinha conforme ditam as regras de produção biológica

 
QuintaSantaMaria_web-6.jpg

A alimentação baseia-se numa ração preparada para satisfazer todas as necessidades nutricionais das galinhas, preparada a partir de grãos de cereais e soja provenientes de agricultura biológica, que é complementada pelo pasto dos parques exteriores acessíveis às galinhas durante todo o dia.

Utilizamos o sistema Chicken Caravan, que não é apenas um atrelado mas sim o lugar onde as galinhas ficam durante a noite e onde além de porem os ovos de forma segura eles vão para uma esteira onde são coletados numa área reservada para o efeito, além disso as portas do atrelado fazem áreas de sombra durante o dia quando as galinhas estão no exterior.

QuintaSantaMaria_web-11.jpg

Conheça aqui o sistema Chicken Caravan que utilizamos na Quinta de Santa Maria.

-       CRIAÇÃO DE OVELHAS SUFFOLK       -

Na Quinta de Santa Maria fazemos criação de ovelhas Suffolk também no modo de produção biológica, para produção de lã e revenda de cordeiros para criação.

 
QuintaSantaMaria_web-29.jpg

A raça Suffolk é originária da Inglaterra e resulta do cruzamento das raças Southdown e Norfolk a partir de 1776. Atualmente está disseminada por todo o mundo e considerada uma das melhores raças para carne. 

QuintaSantaMaria_web-40.jpg

A raça Suffolk apresenta animais robustos, de grande porte, equilibrados e de grande beleza. São dóceis, lã curta, cascos, membros inferiores e cabeça pretos sendo inconfundíveis pela sua conformação e beleza. As fêmeas são excelentes mães, possuem grande aptidão leiteira por curto espaço de tempo o que facilita os desmames precoces. São dóceis, respeitadoras de cercas, sendo frequente virem comer à mão. Não têm propensão para o desenvolvimento de mastites.

QuintaSantaMaria_web-89.jpg

São animais rústicos mas que requerem uma boa alimentação para desenvolverem o seu elevado potencial. São prolíficas (na ordem dos 165%),com grande incidência de partos duplos. A sua cabeça alongada facilita os partos. Os machos têm porte imponente e bem configurado. São musculosos e com forte libido. Os borregos apresentam um rápido desenvolvimento corporal, com desmames a partir dos 65 dias. Como já foi referido o peso aos 70 dias atinge normalmente os 35 quilos.